Faz um tempo que venho assistido algumas séries criativas, que também se encaixam na categoria reality show, com foco em transformar e criar coisas através de um tema. O espírito competitivo aqui acaba sendo algo positivo, já que em nenhuma das séries estimula toda aquela tensão, estresse e confusão que alguns realities se apropriam, o foco é realmente o processo criativo de cada participante.
Resolvi fazer essa listinha, pois eu adoro me inspirar em trabalhos bacanas, ver pontos de vista diferentes, acompanhar os processos criativos de outras pessoas, isso tudo acaba abrindo nossa cabeça e trazendo mais referências para o nosso próprio processo criativo, então se você gosta de moda, design e decoração, vai adorar essas dicas, agora é só escolher as suas favoritas e se dedicar nas maratonas.
Começando pelo reality mais diferenciado, temos "A Batalha das Flores" (The Big Flower Fight), que traz a cada semana um tema onde os participantes irão desenvolve-lo com plantas e flores, a partir de uma estrutura. Além de lindos e inspiradores trabalhos feitos de forma tão criativa, outro ponto positivo da série é conhecer a histórias dos participantes e sua ligação como dupla. Esta é uma série para você relaxar e se apaixonar. Assista na Netflix.
Continuando na categoria "séries diferentonas", "Vidrados" (Blown Away) traz um grupo de participantes que trabalham criando artes em vidro. A cada episódio um novo tema é lançado e a partir dele os competidores irão criar sua intepretação através de vidro. Uma competição muito interessante e super gostosa de ser assista, confesso que a gente sente o calor do outro lado da tela de tão empolgante que é. Já existem duas temporadas na Netflix e o bacana é que os episódios são de aproximadamente 28 minutos, então rapidinho a gente termina.
Entrando na categoria maquiagem, temos "Glow Up", um reality que não é só para os amantes da maquiagem, mas da arte, pois aqui o básico é deixado de lado, o desafio aqui é se reinventar e ser ousado, pois no final, é isso que irá garantir aos participantes o grande prêmio. Outro quesito muito importante que os jurados avaliam é a técnica de cada competidor, e isso é muito legal, pois aprendemos sempre algo novo a cada episódio. Já existem duas temporadas disponíveis na Netflix.

Entrando na categoria decoração, a primeira dica é "Da Decoração ao Makeover" (Dream Home Makeover), que mostra a rotina de um casal que tem uma empresa de decoração e design que stá construindo sua casa dos sonhos, além dos projetos de seus clientes. O legal desse reality é que não há competição, então a cada novo episódio acompanhamos o processo criativo deles na construção do seu lar e a realização dos sonhos dos seus diferentes clientes. Já existem duas temporadas na Netflix com 6 episódios de 30 minutos cada, o que é ótimo para maratonar num dia só.

A segunda dica da categoria decoração é uma competição sim, mas também saudável, com foco no criativo, pois além de ter que deixar tudo lindo, o orçamento é apertado e muitos desafios são feitos em grupo, então quem se destacar aqui tem muita vantagem. "Magos da Decoração" traz provas desafiadoras para os concorrentes que disputam como prêmio uma vaga de emprego num hotel super luxuoso. Por enquanto só há uma temporada, mas ela é super gostosa e viciante. Ah, e tem uma brasileira no time dos competidores, será que ela vai ter a sua torcida também? Disponível na Netflix.

E finalmente, em nossa última categoria, vamos para os programas de moda! Começando por Next In Fashion, que trouxe em seu time de competidores designers já conhecidos do mercado, elevando assim a competição, disputando o prêmio de U$S 250 mil dólares! O diferencial deste reality, além do alto nível dos concorrentes, era que trazia a diversidade do olhar criativo de pessoas de diferentes lugares do mundo e com estilos totalmente diferentes. Por enquanto, só há uma temporada disponível na Netflix, que se pronunciou dizendo que não haverão outras, pelo menos neste período de pandemia, então só nos resta esperar para que em breve tudo melhore e possamos curtir mais deste ótimo reality.

E pra encerrar as dicas, não podia faltar o Making The Cut, claro. Este também não é nenhuma novidade, mas não poderia ficar de fora da lista. As coisas boas começam pelos apresentadores, a conhecida dupla Heidi Klum e Tim Gunn, que já trabalharam juntos num projeto parecido (Project Runaway). Outros pontos positivos que valem a pena serem mencionados são o quadro de jurados, que conta com Naomi Campbell e Nicole Ritch, além do prêmio de U$S 1 milhão de dólares! O diferencial do Making The Cut é que este é um desafio de estilistas, ou seja eles projetam suas criações e contam com um time de costureiras para executá-lo. O objetivo aqui é lançar peças que sejam vendáveis, resultando assim numa futura marca de sucesso para o vencedor. Diferente dos demais, este está disponível na Amazom Prime.