Pode parecer que não, mas muitos homens ainda acham que cuidados demais com sua higiene, incluindo a íntima, é exagero, mas acreditem: não é! E ainda digo mais, é uma questão de saúde, não só sua, mas com a de quem você se relaciona também.
Resolvi fazer este post por que é alarmante os casos que vejo/vemos por aí, então quanto mais conversarmos sobre isso, sem tabu, mais iremos ajudar e influenciar homens positivamente de que cuidar de suas regiões íntimas é necessário, e não só durante o banho, mas durante o dia todo.
Negligenciar sua higiene íntima pode acarretar em inflamações e irritações na área genital, que vão desde coceira até infecções graves causadas por fungos, como a candidíase, além do mau cheiro e acumulo de sujeira. Para evitar que tudo isso aconteça não é preciso fazer muito, basta manter alguns cuidados que são simples e básicos, mas muito eficientes.
Lavar as mãos após sair do banheiro é uma obrigação, mas pasmem, muitos homens ainda não fazem isso, e eu falo por ver isto acontecer com frequência, então não precisamos de pesquisas para comprovar. Mas e lavar as mãos antes de tocar no pênis, você faz? Creio que não, pois confesso que muitas vezes, até eu não faço (mas farei a partir de agora, ainda mais após fazer esta pesquisa pro post). Pois é, lavar as mãos antes de tocar no pênis é muito importante, pois evita o risco de você levar bactérias e fungos para a região genital, diminuindo assim as chances de contrairmos doenças.
Outra coisa que nós homens não fazemos, e que as mulheres já fazem, é enxugar o pênis após urinar. Fazer isso evita que restos de urina sejam absorvidos pela cueca. "Quando em contato com a pele, esses resíduos favorecem uma inflamação local ou mesmo as infecções fúngicas." diz o urologista Ravendra Muniz para matéria do site MINHAVIDA.com.br. Já o diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, José de Ribamar Rodrigues Calixto, afirma que "a urina é um meio de cultura para germes, pois é rica em amônia". Além disso as gotas de urina absorvidas pela cueca ainda podem causar um mau cheiro na região íntima, levando ao incômodo tanto do homem como de quem ele se relaciona.
Viu como podemos cuidar da nossa saúde íntima fazendo tão pouco? Como este assunto é bem amplo, pois os cuidados com a higiene das nossas regiões íntimas não param por aqui, irei abordar este tema em outros posts, trazendo novos tópicos, então fiquem ligados e até lá!