Vocês sabem que adoro compartilhar aqui no blog o trabalho de marcas e designers locais/autorais, pois a responsabilidade deles em "fazer" uma moda mais consciente é maior, já que a grande maioria deles seguem o conceito do slow fashion. e me deparando com o trabalho de um amigo no Instagram me veio aquela vontade de falar mais sobre ele, pois vestir seus looks eu já tenho vontade faz tempo.
Robert Santos é uma carioca de 31 anos que encontrou mais uma forma de se expressar. Auto didata, ele aprendeu a costurar sozinho em 2015, quando ganhou sua primeira máquina de costura, que o acompanha até hoje. Com suas primeiras aventuras junto de sua máquina, a moda para ele passou a ter outro significado, uma forma de se expressar (também aprendi a pensar moda dessa forma com o passar do tempo), então ele buscou mais conhecimento na área fazendo os cursos de Produção de Moda e Consultoria de Imagem.
Juntando todo esse conhecimento com sua visão do qual deveria ser o verdadeiro intuito da moda, Robert abraçou o segmento da moda que conhecemos como Slow Fashion, que tem como proposta valorizar quem faz, os processos de produção, a cultural local, sempre agregando tudo isso a responsabilidade social, cultural e ambiental, trazendo para o universo da moda um propósito que vai além do vender, do ter, mas que traz muitos outros significados capazes de mudar vidas.
Muita gente fala que em momentos difíceis é preciso a gente se reinventar, e foi isso que o Robert fez durante essa pandemia, ele está usando seu tempo livre para algo criativo, e foi daí que surgiu a coleção Refúgio. Acredito que parte desse nome se deva justamente a isso, usar a criatividade como um refúgio nesse tempo de isolamento social, o que acaba sendo um ótimo exercício para manter a mente sã.
A proposta dessa coleção é imprimir uma sensação espontânea de beleza e traduzir o saudoso aconchego de um abraço, sendo assim repleta de sentimentos. Produzidas com tecidos de fibras naturais, como algodão e linho, as peças permanecem disponíveis para vendas enquanto houver matéria prima para sua produção, tornando assim o produto ainda mais especial e exclusivo, tendo em vista que eles são feitos manualmente, sob encomenda. Sobre gênero, posso dizer que as peças vestem quem gostar delas, claro que algumas tem uma sensibilidade mais feminina, mas todas possuem um toque leve e delicado.
Ficou curioso para conhecer mais sobre o Robert e sua coleção? Aproveita para seguir ele no INSTAGRAM e já fazer o seu pedido.