Antes de começar a falar sobre a história, preciso dizer que já considero este um dos melhores livros que já li. É inspirador ver como uma personagem, Sophie, é tão inspiradora, com sua força, paixão e sonhos. Dito isto, vou apresentar em algumas palavra o romance A garota que você deixou para trás, da autora Jojo Moyes.
Este livro é divido em duas partes, onde suas épocas se encontram por causa de uma obra de arte que dá nome a essa história. A primeira parte se passa durante a Primeira Guerra, 1916, quando a jovem Sophie Lefèvre vive na França com sua família no restaurante/hotel herdado se dua família, enquanto seu marido, Edouard Lefèvre está na guerra.
Sophie e toda sua cidade sofrem com a repressão dos alemães, que racionam seus alimentos, luz, água, lazer e tudo que poderia lembrar-lhes como é ter uma vida com conforto e felicidade. Se não bastasse toda a escassez, a família Lefèvre é obrigada a servir os oficiais alemães em suas dependências, deixando toda a vizinhança revoltada, porém Sophie é uma mulher inteligente e logo tenta amenizar a situação como pode.
Com o passar do tempo, o comandante alemão que faz seus refeições diariamente no restaurante Le Couq Rouge cria uma certa intimidade com Sophie após descobrirem que ambos tem um apreço por arte. O que torna a amizade dos dois mais estreita é o quadro que Edouard pintou de sua amada e lhe deu de presente, quadro este que acaba pondo Sophie em uma situação de risco.
Passados quase 100 anos, a história de Sophie se cruza com a da jovem Liv Halson, uma viúva que ainda não superou a perda do marido e tem o quadro A garota que você deixou para trás como uma recordação que lhe aproxima do marido falecido. Liv vive pacatamente na mansão que seu esposo projetara para eles, porém ela está vivendo momentos de crise, não só pela falta do marido, mas financeira também. Liv vê sua vida virar de pernas pro ar quando os descendentes da família Lefèvre descobrem que ela detém a posse do quadro da família, que está valendo alguns milhões.
Sem querer abrir mão da melhor lembrança de seu marido, Liv entra num pesadelo, mas mostra-se determinada o suficiente para provar que o quadro é seu e que ninguém irá tira-lo, nem o homem pelo qual se apaixonou e está defendendo a família Lefèvre neste caso.
A garota que você deixou para trás é inspirador e mostra a força dessas duas jovens, separadas por quase um século, mas que tem a mesma força e coragem de lutar por aquilo que amam e acreditam.