Com uma leitura fácil, Eu Estive Aqui é romance dramático, que inclui doses de tensão e mistério, pois sua história envolve uma tragédia. O livro aborda o desfecho do suicídio da jovem Meg, uma estudante universitária que aparentemente tinha a vida perfeita, porém ela vivia muito além das aparências.
Com a morte de Meg, sua família, amigos e conhecidos ficam inconsolados, porém eles tem que seguir em frente, pois a vida não para, mas para Cody, sua melhor amiga desde a infância, esse suicídio era inexplicável, pois, por mais que ela estivesse distante de Meg desde quando ela fora pra faculdade, elas ainda era melhores amigas, então a jovem (que tem uma vida bem diferente da amiga) começa a investigar o que teria acontecido com sua amiga.
A pedido dos pais de Meg, Cody vai até o campus da faculdade da amiga buscar seus pertences. Lá, ela vê que todos estão abalados com o acontecimento e prestando homenagens a jovem. Cody conhece a casa em que ela vivia, os amigos, alguns locais que ela frequentava e até um rapaz que era seu amigo, porém ela acabou se apaixonando, Ben McCallister.
Ben faz parte de uma banda e é atraentemente sexy, seria impossível nenhuma menina se apaixonar por ele. Cody fica com um pé atrás com o rapaz, e logo começa a se envolver com ele em busca de respostas, porém as maiores revelações são contadas apenas quando os pais de Meg lhe dão de presente o notebook da filha, pois é ai que Cody percebe que a amiga não estava sofrendo apenas por ter levado um pé na bunda.
Um livro teen, mas intrigante e que realmente retrata um assunto que deve ser tratado abertamente, Eu Estive Aqui é um alerta as pessoas, por isso sua leitura é tão atual e indispensável.