DECORANDO | Vintage X Retrô, Entenda as Diferenças.

31.7.16


É comum ouvirmos diariamente as palavras vintage e retrô quando conversamos sobre moda, decoração, design, arquitetura, etc, e nos referimos a algo que tem a cara de décadas passadas ou que realmente é um item garimpado do passado, mas o que nem todo mundo sabe é a diferença entre esses termos, afinal de contas, por mais que sejam parecidos, o vintage e o retrô tem suas diferenças, e nós vamos desvenda-las aqui!

Quando classificamos algo como vintage, queremos dizer que aquele item é clássico, original de décadas passadas, entre os anos 1920 a 1960), ou seja, que foram garimpados em antiquários ou até mesmo da casa da vovó, e foram incorporados aos dias atuais.


Artigos originais de décadas mais recentes, entre os anos 1980 e 90, também são considerados vintage, porém estes fazem parte da nova geração, já que, para um item ser considerado vintage, ele precisa ter, pelo menos, 20 anos de existência. 

O termo retrô tem ligação direta com o estilo vintage, porém com a diferença de que ele é usado para classificar itens criados recentemente, mas com influências estéticas de décadas passadas. 


É comum vermos marcas lançando produtos com uma pegada retrô, já que a tendência de usar itens com um estilo antigo está em alta, porém, como não é fácil encontrar peças originais com facilidade, a saída para quem quer dar um up no look, na decoração de casa decoração, etc, é apostar num artigo retrô, que é bem mais acessível e fácil de se encontrar, e ainda mistura.

Mesmo se inspirando no estilo de décadas passadas, a intenção de muitas marcas em lançar produtos no estilo retrô não é para copiar itens originais do passado, mas para trazer personalidade e estilo a algum item novo e sair da linha dos designs modernos e futuristas que está tão comum.


Bom, não sei vocês, mas eu acho lindo artigos decorativos, de moda ou até mesmo composições visuais que seguem ambos os estilos, é como se fizéssemos uma viagem ao passado, mesmo não estando lá. Espero que tenham gostado do post. Abraços a todos e até mais!






Comente com o Facebook

7 comentários:

  1. Lu! Adorei esse post, confesso que tinha algumas dúvidas sobre os termos e você de uma forma super fácil tirou todas!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudei a esclarecer essas dúvidas, amore. Confesso que até eu tinha, por isso pesquisei :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei ahahah Eu nunca usei muito a palavra retro mas agora entendo porquê! Sem saber eu uso a palavra vintage correctamente ahahah Amei <3

    ResponderExcluir

Então, gostou? Me diz o que achou.

Rede Socias

Sigam Nosso Facebook

Entre Eles - 2017 • Todos os direitos reservados • Host: Blogger • Desenvolvido por Quercio Santos
topo