Além dos muçulmanos, as mulheres africanas também tem o costume de usar o turbante, mas de outra forma, envolvendo-o na circunferência da testa/nuca , não cobrindo totalmente a cabeça,
Sendo apelidado de Murban (a junção das palavras man e turban) para o público masculino, fashionistas de todo o mundo tem aderido a essa tendência, tornando-se assim uma excelente opção de acessório de cabeça para quem cansou dos chapéus, bonés, etc, além de servir perfeitamente para quem acorda naquele bad hair day e quer dar um jeito estiloso nesse probleminha.
O Muban pode ser incorporado a diferentes looks, estilos e ocasiões, basta você escolher o tecido adequado para o que combinar com o que esteja vestindo. Aposte nos modelos neutros e de cores únicas para ocasiões mais formais e sofisticadas, já os tecidos estampados são perfeitos para momentos mais leves e informais. Os tecidos de cores fortes e vibrantes são ótimos para eventos casuais, mas tudo é adaptável, basta fazer as escolhas certas, então seja criativo e reinvente seu look!
Adoro quando a moda amplia seus horizontes e flerta com outras expressões artísticas e culturais, e o turbante, ou Murban, faz exatamente isso, resgata a cultura de uma civilização e aproxima pessoas de diferentes lugares do mundo, por isso que digo que moda é além de tudo cultura!
Trouxe alguns exemplos de looks com turbantes pra gente se inspirar, vejam:
Viram que o Murban se adapta a diferentes estilos? Do moderno ao tradicional, do fashion ao despojado, o que vale é a boa intenção, criatividade e bom gosto, claro!
Vale lembrar que os meninos que usam cabelo estilo black power e dreads já aderiram ao Murban há mais tempo, porém agora quem tem cabelo curto, longo, liso ou até mesmo é do time dos carecas pode apostar também! Selecionei três vídeos que ensinam como fazer modelos de Murban diferentes, vejam: