As Diferenças Entre o Blazer e o Paletó

5.7.14

     Duas peças que para muitos são a mesma coisa, afinal elas tem basicamente a mesma função, porém há alguns detalhes que diferenciam o blazer do paletó.


     Acredita-se que o blazer foi criado em 1837, pelo comandante da fragata H.M.S. Blazer, quando ele solicitou a fabricação de um novo uniforme para seus funcionários usarem durante a inspeção que a rainha Victoria iria fazer durante sua visita, afim de impressiona-la. O tal uniforme era uma peça similar ao paletó, só que de sarja, na cor azul marinho e com botões dourados, perfeito para o estilo marinheiro de se vestir, porém o que o comandante da tripulação não imaginava era que a partir de sua ideia, uma das peças mais sofisticadas da moda masculina havia ganhado vida.




     O blazer, diferente do paletó, é uma peça única e que pode transitar entre diferentes estilos e ocasiões, podendo ser produzido por diferentes tipos de tecido, com cortes diferenciados e aplicações modernas. Já o paletó não, ele sempre faz combinação com a calça, sendo os dois feitos do mesmo tecidos.
     Considerada uma peça casual, o blazer não tem forro, sendo uma sobreposição perfeita para complementar looks básicos, mas que em alguma ocasião exigem uma sofisticação, logo o blazer pode ser usado com jeans, camisa de botões, camisas polo e até bermuda. No caso do paletó, ele é uma peça clássica, que deve ser usado combinando com a calça (formando assim o terno), quanto aos seus complementos, faz-se necessário o uso de uma camisa de botões, e dependendo da ocasião, um colete também, isso sem falar no uso da gravata, que é (quase) obrigatório.



     Outro detalhe que diferencia bem o blazer do paletó é que o segundo é uma peça mais elaborada, tendo ombreiras internas, sendo revestido por outro tecido em seu interior, tem bolsos internos na altura do peito, e pode ter bolsos na mesma localização na parte externa, já o blazer não, ele é uma peça simples, podendo ter apenas bolsinhos laterais na altura do abdômen.




     De fato, as diferenças entre essas duas sobreposições são básicas, mas são esses detalhes que fazem a diferença, afinal de contas não pegaria nada mal você usar um look casual com um paletó ao invés do blazer, né? Espero que tenham gostado do post. Abraços e até mais :)



Comente com o Facebook

6 comentários:

  1. Adorei o post, não sabia a diferença, só sabia que o blazer era algo mais casual, mas não sabia pq, haha.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post te ajudou a saber a diferença entre as peças, Ney. Beijoooo!

      Excluir
  2. As fotos estão lindas, e tô precisando comprar um blazer, mais na minha cidade não se vende muito, os que tem não são do meu gosto, tenho mandar fazer :/ é duro morar numa cidade que as roupas são praticamente iguais em todas lojas.

    abrçs

    www.sasadiromanno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Sasa, realmente isso é ruim, mas dá uma olhada em lojas online, pode te ajudar :)

      Excluir
  3. Muito bom o post, pra ajudar a esclarecer. Acho lindo um look complementado com um blazer, mas não saberia em qual ocasião correta usá-lo, porque ele fica bom tanto no Sport-Fino quanto no Casual-Chic. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilber, você pode usa-lo até no dia-a-dia, contanto que trabalhe numa empresa que exija essa sofisticação toda.
      Abraços!

      Excluir

Então, gostou? Me diz o que achou.

Rede Socias

Sigam Nosso Facebook

Entre Eles - 2017 • Todos os direitos reservados • Host: Blogger • Desenvolvido por Quercio Santos
topo