Matthew é um estudante de intercâmbio que vai para França. Sozinho e vivendo as sombras da sociedade, o jovem conhece Isabelle em um dos movimentos organizados por jovens contra a repressão daquela época. Isabelle e o irmão gêmeo Theo convidam Metthew para jantar em sua casa e a partir daí uma amizade nasce, porém o que deveria ser somente uma amizade ou um clube do cinema, acaba se transformando numa intensa, doentia e triangular história de amor.
Os irmãos não tinham nenhum pudor quanto sua intimidade, e isso incomodava Matthew, pelo menos no começo, até ele se envolver com tudo isso. Quando os pais de Isabelle e Theo vão viajar, os jovens convidam o novo amigo para morar com eles, então os três passam a viver uma vida a três, onde não há segredos ou qualquer tipo de individualidade entre eles, e é ai que Matthew deixa de se intimidar com a naturalidade que os irmãos se tratam.
Suave, intenso e sensual, Os Sonhadores é um clássico do cinema europeu contemporâneo, onde retrata a história de uma geração onde ser amante de filmes era muito mais que somente gostar deles, era vive-los, recria-los.