Um polêmico escritor acaba de se mudar com sua família para uma nova casa em busca de inspiração para escrever uma nova história, mas ao fazer o reconhecimento do seu novo lar, Ellison acaba encontrando no sótão da nova casa uma caixa com alguns rolos de filmes antigos, de diferentes datas, e um projetor.
Curioso com o que estaria registrado naqueles filmes, o escritor resolve assistir ao vídeos e para sua surpresa, ele acaba descobrindo que o que há registrado ali são mortes cruéis e perversas feitas por um grupo ou entidade na mesma casa em que ele está morando.
Impressionado com o conteúdo registrado, Ellison descobre que as mortes tem uma ligação, pois em todos os filmes aparece o mesmo símbolo, o que poderia realmente comprovar que tal ceita existia. A partir do momento que o escritor passa a se envolver com as histórias filmadas e com as mortes, ele e sua família acabam entrando nesse jogo macabro e doentio sem nem ao menos perceber.
Para quem gosta dos gêneros suspense e terror, A Entidade acaba se tornando um filme interessante, porém sua produção poderia ter sido mais atraente, já que o roteiro é interessante e criativo. Bem, mesmo deixando a desejar em alguns pontos, fica a dica.