O barroquismo na moda masculina.

5.8.13

     Exuberante e esplendoroso, o estilo barroco é um movimento artístico que surgiu no final do século XVI na Itália e que foi absorvido pelos demais países católicos da América e Europa nos anos seguintes. Na pintura, os artistas barrocos são facilmente reconhecidos, pois suas obras são bem realistas, porém incrementadas com muitos adornos, cores e arabescos.


     É impossível não falar da tendência barroca sem ter uma breve introdução história, já que a moda, influenciada por esse movimento, trouxe esse estilo às estampas e tecidos para criar peças e coleções inteiras inspiradas nas formas dramáticas do barroquismo.
     Ao mesmo tempo que a moda feminina incorporou as estampas barrocas em suas criações, a moda masculina também aderiu a tendência de forma ousada e sofisticada, dando assim ao visual dos homens mais opções de se vestirem e ousarem nas combinações fashion.



     A estampa barroca é tão singular que é facilmente reconhecida, pois a regra dessa tendência é: "quanto mais, melhor", seja na mistura de cores e formas, deixando as peças desse estilo bem coloridas, extravagantes e indiscretas, por isso devemos ter atenção redobrada ao usar qualquer roupa no estilo barroco, pois ela por só só já atrai toda a atenção do look.
     Outra característica interessante das estampas barrocas é que na maioria das vezes podemos perceber que quando as formas são aplicadas nas peças elas são feitas na intenção de causar um efeito de repetição, ou seja, temos a sensação de que a estampa está sendo fielmente reproduzida várias vezes, como o efeito de um espelho. Observem nas fotos como o que há estampado de um lado da peça barroca é igual ao do outro lado, como um reflexo.



     Simétricos, cheios de detalhes e formas geométricas, as estampas barrocas são um presente para os admiradores da arte, pois parece que cada peça teve uma pintura feita por um grande artista aplicada nela. Não que os designers não sejam artistas, afinal fazer peças lindas assim não é pra qualquer um, mas o trabalho é tão bem feito e primoroso que parece uma tela de séculos passados.
     Há quem ache as estampas barrocas ousadas e até cafonas, afinal nem todo mundo gosta de peças completamente estampadas, porém ao contrário do que alguns acham, a tendência barroca nas peças é sofisticada e chique, pois ela ostenta exuberância e riqueza material, já que o dourado está sempre presente nesse estilo.





     A principal dica na hora de optar por uma peça com estampa barroca para o seu look é buscar o equilíbrio. Exceto as fotos de desfiles, percebam que todos os demais looks buscaram combinar a peça barroca com outra neutra, assim não há confronto de cores e estampas, deixando o look interessante, bonito e fashion.
     De fato ainda não há muitas opções de peças com estampas barrocas aqui no Brasil, mas aos poucos as marcas e grifes já estão incorporando essa tendência em suas coleções, agora só nos resta esperar pra conferir o que vem chegando por ai, fazer nossas escolha e arrasar no visual.

Comente com o Facebook

4 comentários:

  1. Adorei a diversidade de cores das estampas !
    rhaychic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem legal, gosto muito dessa riqueza de detalhes.

    Abraço!

    www.manualfashion.com

    ResponderExcluir

Então, gostou? Me diz o que achou.

Rede Socias

Sigam Nosso Facebook

Entre Eles - 2017 • Todos os direitos reservados • Host: Blogger • Desenvolvido por Quercio Santos
topo