Para tomar com um café - O Pequeno Principe.

21.3.12

     Para muios, o livro O Pequeno Príncipe é um clássico da literatura infantil. De certa forma podemos considerar essa afirmativa verdadeira, porém prefiro classificar este livro como um clássico da literatura contemporânea, pois seu conteúdo, por mais que pareça infantilizado, vai muito mais além do que somente as crianças possam interpretar.
     O livro é do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que também é o responsável pelas ilustrações presentes na história.
     Ao dizer que não considero o livro somente como um clássico infantil, quero dizer que a história de O Pequeno Príncipe ultrapassa gerações pelo fato de qual for nossa idade, sempre haverá uma criança dentro de nós, que nos faça descobrir novas coisas a cada vez que lemos esse livro.

"Tu julgarás a ti mesmo - disse o rei. - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

     O Pequeno Príncipe já foi traduzido para dezenas de idiomas, sendo considerada uma das histórias mais populares da literatura contemporânea. A cada nova re-leitura, uma nova interpretação nos é feita a partir de cada situação, isso faz com que a história permaneça atual.
     Uma história curta, envolvente e tocante, é assim que posso descreve O Pequeno Príncipe em poucas palavras. Curta, porque é uma história rápida. Envolvente, porque você se prende ao enredo de forma que não consegue se desprender dele tão facilmente. Tocante, pelo fato de você conseguir demonstrar diversos sentimentos ao acompanhar a jornada do pequeno menino pelo seu universo.

"Tu não é ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tem necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Será para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...!

     Indico essa leitura a todos. Já tinha lido O Pequeno Príncipe anos atrás, quando ainda era criança, e achei a história muito legal, porém ao ler agora, mais de 10 anos após a primeira vez, vi como tudo parece diferente, como realmente a interpretação dos acontecimentos tiveram outro significado para mim. Espero poder ler este livro no futuro, e assim poder interpretar tudo de uma outro forma. Creio que isso acontece pelo fato da história tocar em pontos pessoais de cada um e de acordo com o tempo, muita coisa muda em nossa vida, por isso damos significados diferentes a cada vez que o lemos.

"É como com a flor. Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é bom, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estarão floridas."

     Quanto ao final da história, esse é um mistério. Uns acreditam que o menino morreu, outros que simplesmente continuou sua jornada, outros acreditam que fosse somente a imaginação do viajante, há quem ache que o pequeno príncipe seja a criança que havia dentro do viajante, enfim, cada um tem sua interpretação, afinal de contas, a mesma história toca as pessoas de diferentes formas devido aos seus diferentes momentos e sentimentos.

Comente com o Facebook

4 comentários:

  1. Amo o pequeno príncipe só em ler algumas frases, pois eu ainda não li o livro vc acredita? mas eu vou comprar pra ontem. Bjoo ;)

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro algumas vezes e já assisti ao filme umas trocentas vezes. Hahaha.
    Beijos.

    www.deliriosdeconsumista.com.br

    ResponderExcluir
  3. muito linda essa história, né gente? Também adoro o filme!

    ResponderExcluir

Então, gostou? Me diz o que achou.

Rede Socias

Sigam Nosso Facebook

Entre Eles - 2017 • Todos os direitos reservados • Host: Blogger • Desenvolvido por Quercio Santos
topo