Saúde é o que interessa - 11 benefícios da caminhada.

23.2.12

     Continuando na linha de indicar exercícios físicos para melhorar nossa saúde, metabolismo e disposição durante o dia-a-dia, hoje vou falar sobre os 11 benefícios que a caminha nos proporciona, essa atividade que é tão simples e comum nos dias atuais.
01. Melhora a circulação.
     Um estudo realizado pela USP, de Ribeirão Preto, provou que 40 minutos diários de caminhada reduz a pressão arterial 24 horas após sua prática. Isso acontece porque o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a expandirem, diminuindo a pressão.

02. Deixa o pulmão mais eficiente. 
     A prática da caminhada proporciona que as trocas gasosas que ocorrem pelo pulmão passam a ser mais poderosas, fazendo com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o livre de poeiras e catarro.

03. Combate a osteoporose.
     O impacto dos pés com o chão trás benefícios aos ossos, pois faz com que haja uma maior quantidade de estímulos elétricos em em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio  deixando os ossos mais resistentes.
04. Afasta a depressão.
     Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento, por isso a pessoa que pratica exercícios físicos se sente mais leve e com a mente relaxada.

05. Aumenta a sensação de bem-estar.
     Caminhadas ao ar livre são as mais indicadas, pois ajuda a melhorar a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e autoestima.

06. Deixa o cérebro mais saudável.
     Além de deixar o corpo em forma, a caminhada ainda retarda o envelhecimento, pois aumenta seus circuitos e reduz os riscos de problemas de memória e de atenção.


07. Diminui a sonolência.
     A caminhada faz com que nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como adrenalina. Essa substância é responsável por deixar o corpo mais disposto durante o dia e ajuda a melhorar a qualidade do sono durante a noite.

08. Mantêm o peso em equilíbrio e emagrece.
     Engana-se quem pensa que só perde peso no ato da caminhada. Estudos comprovam que mesmo após ter terminado o exercício você continua a perder peso, pois seu metabolismo permanece acelerado durante um bom tempo, devido a aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

09. Controla a vontade de comer.
     Como a caminhada proporciona a sensação de bem estar e relaxamento, automaticamente ela inibe aquela vontade de comer doce, como o chocolate durante um dia corrido no trabalho. O stress é inibido pela liberação de endorfina causada pela caminhada, evitando o consumo de açúcar.

10.  Protege contra derrames e infartos.
     Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, a caminhada deixa os vasos sanguíneos mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há uma obstrução, evitando que as artérias parem de transportar sangue ou entupam.

11. Diabetes.
     A insulina, substancia responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante o exercício devido a maior circulação de sangue em todos os órgãos.

     Bom gente, esse post é um resumo básico da matéria que li no site Minha Vida, caso vocês tenham interesse de saber mais, o que é o indicado, confiram tudo completinho no site e procurem um profissional da área da saúde e de esportes, certamente eles irão lhe orientar melhor para que a prática da caminhada venha realmente lhe trazer benefícios ao corpo, saúde e mente. Espero que tenham gostado do post, até mais!

Comente com o Facebook

5 comentários:

  1. Caminhada é um dos melhores exercícios e o mais recomendado pelos médicos...

    ResponderExcluir
  2. O melhor de tudo é de graça,então não tem desculpa pra não começar .

    bj

    www.lookbookestilosas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. realmente a caminhada é o melhor exercício e ainda não pagamos (quase) nada.

    ResponderExcluir
  4. o médico da minha avó recomendou para ela caminhar, e ela caminha todas as manhãs e além de já estar super magra ela também tem problemas no coração e ajudou muito ela.

    Beejo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o melhor também é que ela não gasta nenhum centavo pela caminhada, né?

      Excluir

Então, gostou? Me diz o que achou.

Rede Socias

Sigam Nosso Facebook

Entre Eles - 2017 • Todos os direitos reservados • Host: Blogger • Desenvolvido por Quercio Santos
topo