Saúde é o que interessa - Os benefícios da ameixa e da melancia.

     Olha eu aqui de novo minha gente, mas agora com o tradicional e saudável post de quinta-feira, onde trago sempre excelentes dicas para quem se preocupa com a saúde e boa forma. E continuando com a nossa saladinha de frutas, trago para vocês os benefícios sobre duas frutas que adoro, a ameixa e a melancia.


     A ameixa é uma fruta rica em fibras, açúcar, sais minerais (ferro, cálcio e fósforo), vitaminas do complexo B, ou seja, é uma fruta com alto valor nutritivo. A fruta em sua versão seca ajuda a repor os nutrientes minerais como ferro, zinco, potássio e vitaminas.
     É uma fruta excelente para quem sofre com prisão de ventre, pois tem um alto poder laxativo. Como a ameixa é uma fruta rica em vitaminas do Complexo B, ela evita problemas de pele e reumatismo. Além disso, o consumo constante da fruta é essencial ao crescimento e fortalecimento do cabelo, evitando sua queda.
     Além de comer a fruta na forma natural, seca ou em caldas, a ameixa é bastante utilizada na produção de iogurtes e vitaminas, além de sorvete, então não há motivos para você não consumir esse poderoso alimento. Eu adoro a fruta normal, na forma seca ou em caldas gosto quando é utilizada em sobremesas, agora minha paixão realmente é a polpa de ameixa batida com leite e iogurtes derivados da fruta, são deliciosos.


     A melancia é fruta do verão. Leve, antioxidante e diurética, a melancia fornece água e minerais essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo.
     É uma fruta gostosa e refrescante, cerca de 90% de sua composição é constituída por água, por isso é super indicada para nos manter hidratados em dias quentes. É uma fruta que não engorda e tem imensas propriedades saudáveis, sendo rica em vitaminas (A, C e B) e minerais (cálcio, fósforo e ferro).
     Seu elevado conteúdo de licopeno é uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células, fazendo com que a pele perca firmeza e elasticidade.
     A melancia ajuda a reduzir o risco de alguns tipos de cancro, em particular do pâncreas, pulmão, cólon e próstata (as suas sementes também ajudam a preservar a saúde da próstata, pelo que aconselha-se os homens a beber batidas de melancia com as sementes trituradas).
  A melancia ainda reduz a retenção de líquidos do nosso organismo e tem propriedades depurativas, ajudando a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.
     Como falei, a melancia é uma fruto muito saborosa, adoro saboreá-la bem geladinha, minutos após o almoço. Em geral é uma fruta docinha e agrada tanto os adultos como as crianças. O suco da melancia é muito fácil de fazer e muito saboroso, basta cortar a fruta e bater o liquidificador, não precisando adicionar nada.
     É galerinha, o clima nesse verão promete esquentar, então não vamos descuidar da saúde e se alimentar bem. Uma dica que vou compartilhar com vocês é que sempre ando com frutinhas em minha bolsa, sejam elas inteiras ou cortadinhas, é sempre minha opção numero um na hora do lanche. Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Bgs e até mais ;*

Para realizar esse post fiz uma pesquisa no blog O bem das frutas e site Agricabaz.

Comentários

  1. eu mal como ameixa sabia?

    mas vou investir mais nas frutas vermelhas

    elas fazem super bem

    ResponderExcluir
  2. sim, frutas vermelhas fazem muito bem!
    Eu adorooo ameixas.

    ;*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Então, gostou? Me diz o que achou.

Postagens mais visitadas